A Zeno.FM Station
MIDI completou 30 anos | RÁDIO PLANETA = O som da saudade PLANETA MIDI RÁDIO PLANETA = O som da saudade: MIDI completou 30 anos
Subscribe:

MIDI completou 30 anos


O MIDI (Musical Instrument Digital Interface), conhecido formato digital capaz de sintetizar instrumentos musicais analógicos, completou 30 anos de existência. A extensão tornou-se um padrão na indústria da música e, ainda nos dias de hoje, é utilizado de forma maciça.

Quem viveu durante os anos 80 e 90 deve lembrar dos sons agudos emitidos pelo computador ou das músicas que os consoles da Nintendo e Master System entoavam. Todos estes barulhos eram gerados por meio de arquivos MIDI, que traziam músicas completas – sem a voz– em tamanhos diminutos, capazes de serem gravados até mesmo em disquetes de 1,44 MB.

Atualmente, o formato ainda é utilizado por mais de 700 empresas de produtos diversos: de teclados e baterias eletrônicas a videogames, tablets e celulares. Para comemorar as três décadas do MIDI, a associação responsável criou uma peça publicitária chamada MIDIMakes Music em parceria com algumas companhias do ramo musical, como a Gibson, Fishman, Korg e outras.

O objetivo é lembrar às pessoas que a extensão ainda existe e é amplamente utilizada pela indústria musical. A campanha vai acontecer durante todo o ano de 2013, com vídeos e um show no National Association of Music Merchants (NAMM, evento focado no mercado fonográfico), onde o formato foi apresentado pela primeira vez em 1983.








Fonte: Informações André Fogaça http://www.techtudo.com.br/