A Zeno.FM Station
GENERAL MIDI ou GM | RÁDIO PLANETA = O som da saudade PLANETA MIDI RÁDIO PLANETA = O som da saudade: GENERAL MIDI ou GM
Subscribe:

GENERAL MIDI ou GM


General MIDI ou GM é uma especificação para sintetizadores que impõe vários requisitos para além da norma MIDI mais geral.

Enquanto que a norma MIDI proporciona um protocolo de comunicações que assegura que diferentes instrumentos (ou componentes) possam interagir a um nível básico (por ex., tocando uma nota num teclado MIDI vai fazer com que um módulo de som reproduza uma nota musical), o General MIDI vai mais além de duas maneiras: ele requer que todos os instrumentos compatíveis com o GM tenham um mínimo de especificações (tais como pelo menos 24 notas de polifonia) e associa certas interpretações a vários parâmetros e mensagens de controlo que não tinham sido especificadas na norma MIDI (como a definição de sons de instrumentos para cada um dos 128 números dos programas).

O General MIDI foi padronizado pela primeira vez em 1991 pela MIDI Manufacturers Association (MMA) e pelo Japan MIDI Standards Comitee (JMSC), e tem sido desde então adoptado como uma adenda à norma MIDI principal. Tem-se tornado largamente um sinónimo dos aclamados módulos de som Sound Canvas da Roland.

Outros fabricantes têm criado as suas próprias extensões da norma General MIDI original, nomeadamente a extensão GS da Roland e a extensão XG da Yamaha. O próprio GM foi posteriormente revisto, e tornou-se o GM Level 2 (GM nível 2) em 1999, incluindo algumas características comuns ao GS e ao XG.


Requisitos mínimos

Os instrumentos compatíveis com o General MIDI nível 1 têm de:
Permitir 24 vozes de polifonia (incluindo pelo menos 16 vozes para a melodia e acompanhamento e pelo menos 8 vozes para o ritmo)

Responder à velocidade

Suportar 16 canais MIDI simultaneamente (com o canal 10 reservado para o ritmo)

Suportar polifonia em cada canal